BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

domingo, 28 de julho de 2013

JOÃO ROSENDO FILHO

Ingressou na Polícia Militar em 16 de janeiro de 1931, como soldado. Foi promovido a cabo em 2 de abril de 1934, por curso. Terceiro sargento em 13 de março de 1937, também por concurso foi promovido s 2º sargento a 27 de janeiro de 1947, foi transferido para a reserva remunerada no posto de 2º tenente, tendo sido promovido s 1º tenente, já na inatividade, em 22 de outubro de 1958. Em 18 de agosto de 1961, foi convocado para o serviço ativo da Polícia Militar. Participou das campanhas e combates em que esteve a Polícia Militar na década de 1930, pois em 1931, seguiu a Recife-PE, a fim de combater  uma revolta que ali colidiu; em 1932, foi a São Paulo para enfrentar a chamada “Revolução Constitucionista”; e, finalmente, em 23 de novembro de 1935, deu combate a Intentona Comunista irrompida em Natal, terminada em 27 de novembro daquele ano.

     No desempenho de suas funções ou ni cumprimento das missões que lhe foram confiadas no decorrer de sua vida na caserna, o policial militar João Rosendo Filho, como praça ou como oficial, houve-se com dignidade e correção, dedicando-se com afinco aos seus variados mistérios. Ressalte-se, por outro lado, que praticou a camaradagem na forma mais positiva, observando permanentemente, os sãos princípios que regem a vida em grupo e respondem pelos coesos e pelo conceito da família policial-militar do Estado do Rio Grande do Norte nas fileiras da querida e amada Polícia Militar potiguar caracterizou-se, sem dúvida, por notável espírito de corpo e de amor à profissão. Na sua modéstia, no seu modo pronto de servir, na sua figura peculiar de comunicação e até porque representou uma figura cativa na escala de Oficial de Dia, fez-se conhecido, reconhecido e admirado, tanto na Corporação como fora dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

ANTONIO NONATO DE OLIVEIRA

ANTONIO NONATO DE OLIVEIRA
NATURAL DE AREIA BRANCA-RN, NASCIDO A 266 DE FEVEREIRO DE 1946, FILHO DE FRANCISCO NONATO DE OLIVEIRA E JUDILITA NOGUEIRA DA SILVA. QUEREMOS RESSALTAR QUE BOA PARTE DESTE TRABALHO TEM COMO FONTE O LIVRO 2º BPM BPM - NOTAS PARA A HISTÓRIA, DE ANTONIO NONATO (FOTO ACIMA)